Grandes Nomes da Qualidade  

Posted by Anderson Dias in

Qualidade é definida como o grau no qual o projeto satisfaz seus requerimentos.

Grau e qualidade são diferentes. Grau é atribuído a produtos e serviços que atendem à mesma finalidade com características diferentes.

Qualidade baixa é sempre um problema, grau baixo não. Um Fusca 66 e uma Mercedes SLK320 atendem a um mesmo objetivo. Se compararmos um Fusca em perfeito funcionamento, podemos dizer que ele tem um baixo grau apesar da alta qualidade. Enquanto isso, uma Mercedes com problemas nascidos no chão da fábrica possui alto grau mas baixa qualidade.

A política da qualidade é a orientação desejada de uma organização executora em relação à qualidade. Deve ser aprovada pela diretoria para que sirva de guia par toda a organização executora. A equipe de gerenciamento de projeto deve desenvolver uma política da qualidade caso a organização não a possua, ou adaptá-la para o projeto conforme o necessário.

W. Edwards Deming

A filosofia de Deming, para a melhoria da qualidade[bb] nas organizações, consiste em idéias básicas originalmente ensinadas aos japoneses na década de 1950.

Deming estabeleceu quatorze pontos (14 steps to Total Quality Management) ou ciclo PDCA, conhecidos como princípio de Deming, que representam os fundamentos de sua filosofia para alcançar a qualidade.


Joseph Juran
Juran desenvolveu o princípio 80/20 e define a qualidade como adequação ao uso (fitness for use). Esta definição pode ser aplicada para todo tipo de organização, seja de manufatura, de serviço, com ou sem fins lucrativos.

Na sua visão qualidade é avaliada pelo usuário ou cliente. O objetivo é satisfazer o cliente com a "quantidade certa" - nem mais nem menos.

Como Deming, Juran considera que a maioria dos problemas da qualidade de uma organização é causada pelos seus dirigentes e não pelos trabalhadores.

Juran estabeleceu que a qualidade é composta de três processos gerenciais, que são: o planejamento, o controle e a melhoria.


Philip Crosby
Philip Crosby está associado aos conceitos de "zero defeitos" e de "fazer o bem à primeira vez" ou conformidade com requisitos. Na sua opinião, a qualidade significa conformidade com especificações, que variam consoantes à empresas de acordo com as necessidades dos seus clientes. O objetivo é ter zero defeitos. Essa meta ambiciosa irá encorajar as pessoas a melhorarem continuamento.

Crosby considera a prevenção como a principal causadora de qualidade (prevencão sobre inspeção). Logo, as técnicas não preventivas como a inspeção, o teste e o controle são pouco eficazes. Em alternativa, prescreve uma vacina preventiva que contém três ingredientes: determinação, formação e liderança.

Fonte: Exame PMP - A Bíblia


This entry was posted on 2 de abril de 2009 at 20:29 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário