Negociação e os Ídolos de Bacon  

Posted by Anderson Dias in

Francis Bacon (1561-1626) é considerado o pai da filosofia moderna. Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.

Em Novum Organum, Bacon analisou as falsas noções - denominadas por ele de ídolos - que se revelam responsáveis pelos erros cometidos pela ciência ou pelos homens que dizem fazer ciência, categorizando-as em quatro, a saber:

Ídolos do Foro: Influência do meio na maneira como interpretamos a realidade. Preconceitos de linguagem decorrentes de palavras mal definidas, significando coisas diferentes.

Ídolos do Teatro: Preconceitos dos sistemas filosóficos que abraçamos, tradições que os compõem, e passam a justificar a legitimar a exclusão de novas ideias.

Ídolos da Tribo: Preconceitos inerentes à própria natureza humana. Como saber se o que se vê não é condicionado pelo que se é, pelas percepções pessoais.

Ídolos da Caverna: Influência da história de vida de cada um impactando a interpretação da realidade. São os preconceitos da própria experiência pessoal.

Em uma negociação, seja ela de qual tipo for, é essencial identificar os ídolos presentes, a fim de controlá-los de maneira eficiente. Essa variação interpessoal da presença dos ídolos exige do negociador uma atenção draconiana.


This entry was posted on 24 de abril de 2010 at 08:37 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário