Gestão da Qualidade  

Posted by Anderson Dias in

Compre o livro Gestão da Qualidade.

Excelente publicação. Aborda a evolução do processo da qualidade, como inspeção, controle estatístico, garantia da qualidade, gestão estratégica da qualidade e como a qualidade é vista nos dias de hoje.

Parte dos conceitos básicos, como fundamentos da qualidade e as principais linhas de pensamento, contemplando o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), as Normas ISO (certificação e sistemas integrados de gestão), a padronização e melhoria, com a Trilogia Juran, o Ciclo PDCA e o gerenciamento da melhoria.

Aborda algumas ferramentas de gerenciamento, como Brainstorm, cartas de controle, diagrama de causa e efeito, diagrama de dispersão, estratificação, fluxograma, folha de verificação, gráfico de Pareto, histograma, matriz GUT, 5W2H, dentre outras ferramentas.

Como um bom livro sobre qualidade, aborda métodos específicos de gestão, como 5S, Seis Sigma, DMAIC, desdobramento da função qualidade, benchmarking, reengenharia, análise de valor e outros métodos.

Finalizando, contempla o que é qualidade em projetos (planejamento, garantia e controle da qualidade).

Excelente livro para se ter uma noção de tudo que envolve o assunto qualidade. Ótimo ponto de partida para quem quer conhecer o assunto e ter um norte para futuros aperfeiçoamentos.

Recomendo.

Compre o livro Gestão da Qualidade.


This entry was posted on 26 de abril de 2010 at 19:31 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário