Anotações de Aula: Negociação e Administração de Conflitos  

Posted by Anderson Dias in

  1. Quer negociar bem? Aprenda a olhar o assunto com os olhos da outra pessoa.
  2. Todos são ignorantes. Eu sou ignorante. Isso me deixa menos preconceituoso e mais predisposto a entender as coisas com os olhos das outras pessoas.
  3. ZOPA (Zona de Possível Acordo). Qualquer acordo dentro desta zona melhora o estado de satisfação da pessoa. Fora disto, piora o estado de satisfação.
  4. Sempre que surgir uma oportunidade de negócio, o negociador deve primeiro se preparar (pedir um tempo) e depois continuar a negociação.
  5. MACNA (Melhor Alternativa em Caso de Não Acordo).
    • Não deve ser dita para a outra parte da negociação.
    • É o que melhor pode ser feito caso a negociação principal não dê certo.
    • Vale tanto para vendedor quanto comprador.
    • É a primeira pergunta que o negociador deve fazer antes de iniciar a negociação.
  6. Quando um vendedor se mostrar irredutível em uma negociação, dizer a ele que eu (comprador) tenho alternativas melhores (MACNA).
  7. Negociador que oferta por R$ 13.000 e pula para R$ 7.000 é uma "lebre", pula muito o valor!
  8. Deve-se oferecer para o comprador uma legitimidade (esse carro na tabela vale X, mas o meu carro vale mais, pois não tem risco, a quilometragem está baixa, etc.).
  9. Opções: o que eu disponho, as propostas que eu tenho.
    Alternativas: O que me resta caso nenhuma opção seja atingida.


This entry was posted on 21 de fevereiro de 2010 at 16:19 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comments

Anônimo  

O MACNA pode ser uma retirada estratégica ou um acordo que atenda minimamente as expectativas preservando o negócio e respeitando os riscos.

17 de setembro de 2010 às 21:58

Postar um comentário