O modelo basicamente descreve as etapas que passam um grupo, que a medida que amadurece, são estabelecidas relações, o líder vai mudando seu estilo de diretivo para coaching, em seguida participativo e finalmente delegando responsabilidades e se afastando do grupo.
Forming
Primeiro estágio, caracterizado pelo primeiro encontro das pessoas que formarão o grupo. Neste momento, o comportamento é direcionado de maneira que a pessoa possa ser aceita pelos outros membros do grupo, ou seja, comportamento condicionado e controlado, evitando controvérsias e conflitos. Os indivíduos começam a colher informações e impressões sobre os demais.
As primeiras oportunidades e desafios são apresentados. Tendem a agir individualmente e ainda não estão familiarizados com as características e objetivos do grupo.
Etapa importante, em que as pessoas passam a se conhecer, trocam experiências, informações pessoais e fazem novos amigos. Bom momento para observar como as outras pessoas trabalham e como reagem à pressão.
Principais características:
- Grupo amigável, mas não confiável ainda;
- Grande dependência de um líder;
- Processos ignorados;
- Sem papéis e responsabilidades claramente definidos;
- Pouca ou quase nenhuma concordância entre membros do grupo.
Equipe do projeto:
- Preocupada com as orientações recebidas.
Membros do grupo:
- Comportam-se de forma independente;
- Estão normalmente desinformados sobre os objetivos;
- Alguns podem demonstrar indícios de ansiedade ou incerteza.
Gerente do projeto:
- Tem que promover a união do grupo;
- Disseminar a confiança entre os membros do grupo;
- Ser diretivo;
- Expor os conceitos deste modelo para o grupo pode trazer benefícios.
Storming
Segundo estágio, onde as ideias começam a ser expostas e a competir por consideração, implicando em conflito de ideias e perspectivas. Em alguns casos, esse conflito pode ser resolvido prontamente. Em outros, o grupo nunca ultrapassa este estágio. A maturidade de um grupo determinará qual a intensidade e tempo de permanência neste estágio. É neste estágio que há um maior crescimento do grupo
Pode ser um estágio incômodo para membros do grupo que são avessos a conflitos. A tolerância e paciência com os outros membros do grupo será evidenciada, sem isso o grupo irá falhar.
Principais características:
- Pode haver formação de sub-grupos;
- Disputas de poder;
- Relacionamentos podem ser construídos ou desfeitos.
Equipe do projeto:
- Ganha confiança;
- Surgem os conflitos.
Membros do grupo:
- Preferencialmente não podem se sentir julgados;
- Devem focar nos seus objetivos e não se distrair com o conflito;
- Começam a mostrar suas personalidades;
- Frustrações sobre expectativas, papéis e responsabilidades são apresentadas.
Gerente do projeto:
- Deve ser mais acessível;
- Atua como coach;
- Deve enfatizar a tolerância entre os membros do grupo.
Norming
Terceiro estágio, em que o grupo define um único objetivo e traçam um plano mútuo. Alguns devem deixar de lado suas ideias e concordar com os demais. Neste momento, todo o grupo assume suas responsabilidades e trabalha para o sucesso do objetivo comum.
Principais características:
- Concordância e consenso entre os membros do grupo;
- Forte comprometimento;
- Grupo discute e desenvolve seus processos e estilo de trabalho.
Equipe do projeto:
- Aumento da eficácia;
- Início do desenvolvimento da identidade do grupo
- Harmonia.
Membros do grupo:
- Adaptam seu comportamento em função dos demais;
- Estabelecem acordos;
- Reconhecem sua contribuição individual;
- Maior motivação e foco.
Gerente do projeto:
- Compartilha sua liderança;
- Atua como facilitador;
- Dá autonomia ao grupo.
Performing
Quarto estágio, representado por alta performance em que o grupo funciona como uma unidade e trabalha de forma não problemática e eficiente, sem conflitos inapropriados e sem necessidade de supervisão externa.
De qualquer forma, até mesmo grupos de alta performance podem revisitar os estágios anteriores em determinadas circunstâncias. Por exemplo, a troca de um membro do grupo ou do líder pode fazer com que os estágios anteriores sejam retomados.
Principais características:
- Trabalho concluído de forma tranquila e eficaz.
Equipe do projeto:
- Tomará a maior parte das decisões necessárias.
Membros do grupo:
- Competentes e autônomos;
- Tomam decisões sem supervisão;
- Tem clara compreensão do que lhes é esperado;
Gerente do projeto:
- Delega projetos e tarefas e supervisiona o grupo.
Adjourning e Transforming
Quinto estágio, diz respeito à conclusão da tarefa e separação do grupo.
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on 7 de junho de 2012
at 20:08
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